Regulamento Geral 2016
I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1 - A COPA ITAJUBENSE DE FUTSAL, nas categorias
sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e adulto masculino e feminino, é
organizada pela DRIBBLE – Organização Eventos Esportivos, sob
o CNPJ 24.938.825/0001-10, com o apoio da
Secretaria de Esporte e Lazer através da Prefeitura Municipal de Itajubá,
administração 2013-2016, e reger-se-á pelo presente Regulamento e,
subsidiariamente, pela legislação esportiva vigente no país.
1.1 – A DRIBBLE – Organização Eventos Esportivos constitui
uma Comissão Organizadora formada por Fábio Zacarias, Organizador Geral, e
Júlio César de Moura, Comissão de Arbitragem.
1.2 - A Comissão Organizadora tem plenos poderes de decisão sobre o
evento, inclusive de nomear auxiliares, se houver necessidade.
Art. 2 - Os jogos serão disputados nos ginásios cedidos pela
Secretaria de Esportes e Lazer de Itajubá/MG, conforme a Tabela de Jogos, Anexo
I, ou a critério da Comissão Organizadora.
II - DOS OBJETIVOS
Art. 3 - Objetivos gerais:
I - Promover a prática do Futsal;
II - Expandir o número de competições nas categorias em questão;
III - Incentivar a formação e desenvolvimento de novos atletas da
modalidade.
IV - estimular a prática do futsal feminino
Art. 4 - Objetivos específicos:
I - Promover a interação social e desportiva entre os participantes;
II - Utilizar o esporte como um elemento auxiliar no processo
educacional;
III - Incentivar e demonstrar a competição saudável;
IV - Iniciar os novos atletas nos modelos formais de competição;
V - Desenvolver o hábito de participar de competições.
VI - estimular a prática do futsal nas instituições de ensino
fundamental e médio das redes públicas (municipal, estadual e federal) e
particular;
VII - promover o intercâmbio sócio-esportivo entre os
participantes e as comunidades envolvidas;
III - DA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Art. 5 - O valor da taxa de inscrição será de:
- Sub-9 R$ 70,00
- Sub-11 R$ 100,00
- Sub-13 R$ 150,00
- Sub-15 R$ 150,00
- Sub-17 R$ 170,00
- Adulto feminino: R$ 200,00
- Adulto masculino: R$ 300,00
Devendo ser pago de acordo com as determinadas de cada categoria. As
formas de pagamento são: Boleto bancário, cartão de débito ou crédito. Ou a
combinar via contato. Emitimos nota fiscal.
Art. 6 – A Copa Itajubense de Futsal será dividida em sete categorias:
Idades e categorias para 2016
Categorias
|
Idade
Até
|
Nascidos
em
|
MASCULINO
– Sub 9
|
até 09
anos
|
2007 ou
após
|
MASCULINO
– Sub 11
|
até 11
anos
|
2005 ou
após
|
MASCULINO
– Sub 13
|
até 13
anos
|
2003 ou
após
|
MASCULINO
– Sub 15
|
até 15
anos
|
2001 ou
após
|
MASCULINO
– Sub 17
|
até 17
anos
|
1999 ou
após
|
MASCULINO
– Adulto
|
Mínimo
18 anos
|
1998 ou
antes
|
FEMININO
– Adulto
|
Mínimo
16 anos
|
2000 ou
antes
|
Art. 7 - Cada equipe poderá inscrever no máximo quatorze (14) atletas,
somente na Fase de Classificação, de acordo com os critérios abaixo:
7.1 - Somente participarão do torneio os atletas devidamente inscritos
em suas equipes, em impresso próprio
fornecido pela Comissão Organizadora, devendo constar obrigatoriamente o nome completo, número do RG, data de
nascimento e assinatura.
7.2 - A atleta que assinar a Ficha de Inscrição por mais de uma equipe
será automaticamente eliminado da Copa Itajubense de Futsal e
as equipes envolvidas não poderão inscrever outro em seu lugar.
7.3 - Qualquer das equipes envolvidas pela hipótese prevista no item
anterior poderá requerer da Comissão Organizadora a averiguação de validade das
mesmas e, se for constatada falsificação em uma ou mais fichas, caberá à
Comissão Organizadora tomar as providências disciplinares conforme o CBJD,
Código Brasileiro de Justiça Desportiva, bem como tomar as medidas legais
julgadas necessárias.
7.3.1 - Para ser considerado inscrito e apto a participar, o responsável
deverá entregar a Ficha de Inscrição, com a assinatura do diretor da escola e o
carimbo da instituição, com os documentos mencionados neste Artigo, bem como o
pagamento da taxa de inscrição.
Art. 8 - As equipes deverão comparecer devidamente uniformizadas, de acordo
com as Regras oficiais da CBFS, até 15 (quinze) minutos antes do horário
previsto para o início da partida e a súmula será assinada pela capitão e professor/treinador
junto ao Mesário, sob a sua fiscalização.
8.1 - O responsável de cada equipe deverá ter em mãos, todos os
documentos originais dos atletas que participarão de cada partida,
apresentando-os para o Mesário.
8.2 - Além dos atletas reservas, pode ficar no banco, um técnico ou treinador,
um auxiliar e, se houver um médico com o registro no CRM.
8.3 - Os atletas deverão manter-se uniformizadas, tanto em quadra,
quanto no banco de reservas.
8.3.1 – No banco de reservas os atletas deverão estar de colete. O colete
será usado na substituição conforme regra oficial da CBFS.
Art. 8 - A tolerância de quinze (15) minutos será apenas para o primeiro
jogo de cada rodada, contados a partir do horário determinado na Tabela de
Jogos, os quais o Árbitro dará o encerramento, considerando a equipe ausente à
causadora do W.O.:
8.1 - Quando ocorrer vitória por WO, além de 03 (três) pontos ganhos,
será aplicado o escore convencional de 1x0
a favor do vencedor (equipe presente e/ou em condição de
realizar a partida).
8.2 - Será aplicado o WO quando uma das equipes não se apresentar para o jogo ou se apresentar após o tempo de tolerância
previsto de, no máximo quinze (15) minutos
e por este motivo não se realizar a partida, salientando-se que além da penalidade referente aos pontos da
partida, aplica-se ainda a pena pecuniária
prevista.
8.3 - Aplicar-se-á também o resultado de WO, com escore convencional de
1x0 em favor do adversário, quando uma
equipe ficar impossibilitada por qualquer meio de prosseguir
na disputa da partida se o resultado no momento da paralisação estiver
empatado. Porém, se a equipe vencedora por WO estiver perdendo ou empatando com
consignação de tentos, no momento da paralisação, serão acrescidos gols, tantos
quantos necessários, de forma que lhe seja assegurada a vitória pela diferença
mínima de um (1) gol. Se a equipe que permanecer em quadra, em condições de
jogo, estiver vencendo a partida, o resultado será aquele do momento da
paralisação.
8.4 - Aplica-se também, o resultado de WO, com escore convencional de
1x0 para todas as equipes que já enfrentaram e/ou enfrentarão durante
a competição. Consumando-se assim a eliminação da equipe da competição.
8.5 - As equipes, em cada jogo, devem tomar providencias com
antecedência para evitar que as cores de seus uniformes, inclusive a
camisa de goleiro não coincidam com as da equipe adversária.
8.6 - Caso haja semelhança entre camisas das equipes participantes, a
equipe "mandante" do jogo, caberá à responsabilidade pela troca
de camisas.
8.7 - A tolerância de quinze (15) minutos prevalecerá apenas para o
primeiro jogo. Os jogos em sequência deverão ter início quinze (15)
minutos no máximo, após o encerramento do anterior, independente do
horário constante na tabela. O aquecimento dos atletas deve ocorrer em
outra dependência próxima. Ocorrendo atraso, a equipe estará sujeita ao
WO.
8.8 - Em caso de WO, considerado injustificado, a equipe será eliminada,
e todos seus jogos serão anulados; o clube, seus atletas, representantes,
técnico e preparador físico, serão suspensos por 12 (doze) meses, sem direito
de transferência para outro clube. Sendo WO o placar será definido como 1x0
para a equipe presente em quadra.
8.9 - Não será permitida a participação do atleta no jogo em que este
não cumprir com o horário do jogo, exceto se o treinador/professor estiver com
o documento do atleta.
8.10 – O placar de 1x0 do WO será somente representativo para conclusão
de súmula sendo este para o capitão da equipe. Não será validado para fins
estatísticos (ex. artilharia).
Art. 9 - Havendo necessidade de troca de uniforme, por determinação do
Árbitro, a equipe “mandante” deverá fazer a troca, isto é, aquele cujo nome
estiver à esquerda na Tabela de Jogos.
IV - DA COMPETIÇÃO E JOGOS
Art. 8 - Os jogos serão disputados conforme as regras oficiais da CBFS.
Art. 9 – As partidas serão disputadas de acordo com a categoria:
9.1 – Sub-9 e sub-11: em dois (02) tempos corridos de cinco (5) minutos,
com intervalo de cinco (01) minuto, e sem tempo técnico .
9.2 – Sub-13: em dois (02) tempos corridos de quinze (15) minutos, com
intervalo de cinco (05) minutos, e com paralisação do cronômetro no tempo
técnico (1 minuto).
9.3 – Sub-15 e sub-17: em dois (02) tempos corridos de vinte (20)
minutos, com intervalo de cinco (05) minutos, e com paralisação do cronômetro
no tempo técnico (1 minuto).
9.4 - Adulto feminino: em dois (02) tempos corridos de vinte (20) minutos, com intervalo de cinco (05) minutos, e com paralisação do cronômetro no tempo técnico (1 minuto).
9.4 - Adulto feminino: em dois (02) tempos corridos de vinte (20) minutos, com intervalo de cinco (05) minutos, e com paralisação do cronômetro no tempo técnico (1 minuto).
Art. 10 - O tempo de jogo é controlado pela mesa, na modalidade de “tempo
corrido” sem paragens, exceto quando o jogo for interrompido por razões que o
justifiquem (lesão de um jogador, bola fora muito afastada do recinto de jogo,
esclarecimento à mesa e outras situações que o árbitro entenda necessárias);
V - DA PREMIAÇÃO
Art. 11 - Nas categorias sub-9 e sub-11:
11.1 – Troféu para o campeão e vice-campeão
11.2 – 15 medalhas de ouro
11.3 – 15 medalhas de prata
11.4 – 1 troféu para o artilheiro
11.5 – 1 troféu para o melhor goleiro
Art. 12 - Nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17:
12.1 – Troféu para o campeão, vice-campeão e terceiro lugar
12.2 – 15 medalhas de ouro
12.3 – 15 medalhas de prata
12.4 – 15 medalhas de bronze
12.5 – 1 troféu para o artilheiro
12.6 – 1 troféu para o melhor goleiro
12.7 – 1 troféu para Melhor Jogador
12.8 – 1 troféu para o Melhor Treinador
12.9 – 1 troféu para Equipe Fair Play
Art. 13 - Categoria adulto feminino:
13.1 – Troféu para o campeão e vice-campeão
13.2 – 15 medalhas de ouro
13.3 – 15 medalhas de prata
13.4 – 1 troféu para o artilheiroa
13.5 – 1 troféu para o melhor goleira
13.5 – 1 troféu para o melhor goleira
13.6 – 1 troféu para Melhor Jogadora
13.7 – 1 troféu para o Melhor Treinador
13.8 – 1 troféu para Equipe Fair Play
13.9 – 1 troféu para atleta Craque do Povo
VI - DAS PUNIÇÕES E MEDIDAS DISCIPLINARES
Art. 14 - O atleta ou dirigente que receber cartão vermelho, por falta
violenta, agressão, retornar na Quadra no intervalo ou final de jogo, tirar
satisfação com a arbitragem, mesário, organização ou falar palavrões a
arbitragem de fora da quadra, será julgado pela comissão organizadora, podendo
ficar eliminado da Copa Itajubense de Futsal.
Das infrações dos atletas, dirigentes, pessoa física e suas penalidades
Art. 15 – Receber dois cartões amarelos (independente de sua natureza).
PENA: Suspensão automática da partida subsequente de sua equipe, para cada série de dois cartões amarelos.
15.1 - Caberá às equipes o controle dos cartões amarelos e vermelhos
recebidos pelos atletas, além do controle da Comissão Organizadora, para
simples conferência.
15.2 - Toda e qualquer reclamação sobre supostas anotações erradas de
cartões, deverá ocorrer logo após o término do jogo junto ao representante, por
escrito.
Art. 16 – Expulso ou excluso por qualquer motivo.
PENA: suspensão automática obrigatória da partida subsequente de sua
equipe além das demais penalidades que couber.
§ 1° - Não caberá recurso para julgamento antes da suspensão automática.
§ 2° - Caso o jogo tenha necessidade de ser remarcado, por motivo do
jogo anterior não ter chegado ao seu final, a Comissão Organizadora poderá
considerar a expulsão ou exclusão de qualquer atleta, ou o recebimento do
Cartão Amarelo, levando-se em consideração o relatório do árbitro.
Art. 17 – Agredir fisicamente o árbitro, auxiliar, representante ou pessoa
vinculada à organização do certame, a saber:
I – Por agressão física considerada de natureza leve.
PENA: suspensão de dois a sete jogos.
II – Por agressão considerada de natureza grave.
PENA: Exclusão da competição.
Art. 18 – Praticar jogada violenta.
PENA: suspensão de uma a duas partidas.
Parágrafo Único - Se o ato praticado resultar lesão ao adversário, que
impossibilite de prosseguir na partida, a suspensão será de duas a seis
partidas.
Art. 19 – Ofender moralmente ou desrespeitar por gestos ou palavras pessoas
vinculadas a associação, entidade ou mesmo contra a organização do certame, por
fato ligado ao futebol independente do autor.
PENA: Suspensão de dois a sete jogos.
Art. 20 - Ofender moralmente ou desrespeitar por gestos ou palavras o
árbitro, auxiliar ou representante em função.
PENA: Suspensão de uma a três partidas.
Art. 21 – Impedir a realização, continuidade ou provocar a paralisação do
jogo por mais de 05 (cinco) minutos, por qualquer meio.
PENA: Exclusão da competição.
22.1 - Se houver continuidade no jogo, a suspensão poderá ser de um a
três jogos.
22.2 - Ficará sujeito a esta pena o mandante ou atleta que simular contusão ou
demonstrar desinteresse nas jogadas, independente se houve ou não enquadramento
neste artigo.
Das infrações e penalidades em geral e suas aplicações
Art. 23 – Fazer uso de documento de outrem, falsificando-o, emitir ou omitir
informação comprometedora no mesmo, omitir-se diante de irregularidades ou
prestar falso testemunho.
I – Para atleta.
PENA: Exclusão da competição e implicações no âmbito criminal.
II – Para equipe:
PENA: Desclassificação da presente Copa e versão.
§ 1° - Ficará sujeito a esta penalidade o dirigente ou atleta que tomar
parte de qualquer irregularidade, seja através
de assinatura ou por qualquer outro meio, direta ou
indiretamente.
§ 2° - Quando não identificado quem assinou o documento ou tomou parte
dairregularidade, a penalidade será aplicada para o Diretor que está
representando a equipe nesta competição.
Art. 24 – Cometer infração de natureza grave principalmente por coação,
rixa, conflito, distúrbio, agressão física, invasão de quadra ou lançamento de
objeto.
PENA: Suspensão da competição.
Art. 25 – Ficará sem condição de jogo, em caso de programação de uma nova
partida ou continuação da mesma, o atleta ou dirigente que:
I – Não tinha condição de participação por motivo de indisciplina para a
partida que foi definitivamente interrompida ou suspensa pelo árbitro depois de
iniciada ou ainda que viesse a ser anulada;
II – Tenha sido expulso na partida definitivamente interrompida ou
suspensa pelo árbitro.
III – Venha ser cassada sua inscrição ou julgada e suspensa.
§ 1° - No caso da alínea I, o infrator ficará liberado para participar
do próximo jogo de sua equipe, desde que não seja o mesmo jogo.
§ 2° - No caso da alínea II, o infrator deverá cumprir a suspensão
automática no próximo jogo subsequente, além do disposto na alínea I.
§ 3° - Quando estabelecida a continuação de um determinado jogo ou nova
programação do mesmo, as ações disciplinares serão conservadas, exceto o cartão
amarelo neste segundo caso que será cancelado.
Art. 26 - Os protestos das equipes deverão ser enviados a comissão
organizadora, através de oficio, em mãos ou via email
(copaitajubense@gmail.com.br), dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas ao
responsável da competição.
VII - DOS UNIFORMES
Art. 27 - Os uniformes dos aluno-atletas poderão conter o nome do
colégio, nome do aluno-atleta e da marca esportiva do uniforme. A inclusão de
logomarca de patrocínio será permitida desde que não faça alusão à propaganda
de bebidas alcoólicas, cigarros, propaganda eleitoral e produtos que induzam ao
vício.
Art. 28 - Os uniformes das equipes terão que ser camisas com numeração nas
costas, calção e meião. O jogador que estiver com uniforme diferenciado, será
barrado da partida pela arbitragem;
Art. 29 - As equipes deverão apresentar-se uniformizadas para o início da
partida, impreterivelmente, até o horário determinado em tabela ou documento
oficial expedido pela Comissão Organizadora da CIF.
29.1 - Pelo menos com 30 (trinta) minutos de antecedência do início do jogo o
responsável de cada uma das equipes participantes deverá informar ao
Representante da partida as cores do uniforme que será utilizado.
29.2 - É facultado o uso de bermuda térmica, desde que seja da mesma cor
do calção;
29.3 - É obrigatório que os atletas que estejam no banco de reservas,
fiquem completamente vestidos.
29.4 - É obrigatório o uso da caneleira;
29.5 - É obrigatório o uso da braçadeira pelo capitão da equipe;
29.6 – É vetado ao atleta o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro
como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a remoção de
qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao
adversário ou a si próprio.
29.6.1 – em caso de infração deste item, o atleta ficará proibido de atuar
por sua equipe na partida em vigor.
VIII - DA FORMA DE DISPUTA
A contagem de pontos será a de praxe:
• Um (1) ponto ganho a cada equipe em caso de empate.
• Três (3) pontos ganhos à cada equipe vencedora.
• Zero (0) ponto à equipe perdedora.
Art. 30 - Em função do número
de participantes nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17, o sistema de
competição será disposto a seguir:
1) 2 equipes participantes:
a) Melhor de três jogos.
2) De 3 a 7 equipes participantes:
a) Chave única em rodízio.
b) Fase semifinal
c) Fase final
3) 8 equipes participantes:
a) Fase classificatória:
i) Duas chaves de 4 equipes
b) Fase semifinal:
i) 1º colocado de A x 2º colocado de
B.
ii) 1º colocado de B x 2º colocado de A.
c) Fase final:
i) Perdedores da semifinal decidem o
3º lugar.
ii) Vencedores da semifinal decidem o 1º
lugar.
4) 9 equipes participantes:
a) Fase classificatória:
i) Duas chaves (Chave A com 5 equipes
e Chave B com 4 equipes)
b) Fase semifinal:
i) 1º colocado de A x 2º colocado de
B.
ii) 1º colocado de B x 2º colocado de A.
c) Fase final:
i) Perdedores da semifinal decidem o
3º lugar.
ii) Vencedores da semifinal decidem o 1º
lugar.
5) 10 equipes participantes:
a) Fase classificatória:
i) Duas chaves com 5 equipes.
b) Fase semifinal:
i) 1º colocado de A x 2º colocado de
B.
ii) 1º colocado de B x 2º colocado de A.
c) Fase final:
i) Perdedores da semifinal decidem o 3º lugar
ii) Vencedores da semifinal decidem o 1º
lugar.
6) 11 equipes participantes:
a) Fase classificatória:
i) Duas chaves (Chave A com 6 equipes
e Chave B com 5 equipes)
b) Fase semifinal:
i) 1º colocado de A x 2º colocado de
B.
ii) 1º colocado de B x 2º colocado de A.
c) Fase final:
i) Perdedores da semifinal decidem o
3º lugar
ii) Vence dores da semifinal decidem o 1º
lugar.
7) 12 equipes participantes:
a) Fase classificatória:
i) 3 chaves com 4 equipes
b) Fase semifinal:
i) 1º colocado de A x 1º colocado de
B.
ii) 1º colocado de C x 2º Melhor colocado
c) Fase final:
i) Perdedores da semifinal decidem o
3º lugar
ii) Vence dores da semifinal decidem o 1º
lugar.
Art. 31 - Nas categorias sub-9 e sub-11, será em de formato de festival,
sendo todos jogos realizados no mesmo dia, de acordo com a categoria.
Art. 32 - Se houve empate, em pontos ganhos, em qualquer posição, ao final da Fase de Classificação, adotarão, pela ordem e
até o desempate, os seguintes critérios:
I.
Confronto direto, que só se aplica em caso de empate entre duas (2) equipes;
II.
Índice técnico (divisão do número de pontos ganhos pelo número de jogos);
III.
Gol average das equipes empatadas, considerando todos os resultados obtidos na
fase (número de gols marcados divididos pelo número de gols sofridos, ficando
classificada a equipe que obtiver maior quociente);
IV.
Menor média de gols sofridos na fase (número de gols sofridos dividido pelo número
de jogos);
V.
Maior média de gols marcados na fase (número de gols feitos dividido pelo número
de jogos);
VI.
Maior saldo de gols (diferença entre os gols feitos e os gols sofridos);
VII.
Sorteio.
Art. 33 – Nas fases Semifinal e Final, a partida que terminar empatada, será
adotado o seguinte critério:
33.1- cobrança de uma série de três (03) tiros diretos da marca do
pênalti, alternados e por jogadores diferentes de cada equipe, até que se tenha
um vencedor.
33.2 Só poderão
ser relacionados para as cobranças dos tiros livres os atletas
que estiverem em jogo.
IX - DO PROTOCOLO DAS PARTIDAS
Art. 34 Somente poderão permanecer na área dos bancos das equipes os atletas
devidamente inscritos na partida, além de 03 (três) membros das comissões
técnicas devidamente identificadas, maiores de 18 anos, na súmula do jogo.
34.1 Caso haja a necessidade de saída momentânea da quadra de jogo por parte
de um atleta ou membro das comissões técnicas, os mesmos deverão informar ao
mesário, informando também o motivo.
34.2 Caso as equipes optem pela permanência dos atletas suplentes atrás da
linha de fundo, os mesmos deverão usar obrigatoriamente coletes de cor
diferente das cores utilizadas durante a partida.
34.3 Todos os
professores, técnicos e acompanhantes deverão, antes do início da partida,
apresentar à Comissão Organizadora um dos documentos de identificação abaixo:
a) carteira de identificação do CREF válida;
b) carteira de identidade original (ou cópia legível e autenticada);
c) passaporte original (ou cópia legível e autenticada);
d) CNH (Carteira Nacional de Habilitação, ou cópia legível e
autenticada);
e) Carteira de Trabalho (modelo digitalizado).
Art. 35 - O aluno-atleta só poderá participar mediante apresentação de um
dos seguintes documentos:
a) carteira de identidade original (ou cópia legível e autenticada);
b) passaporte original (ou cópia legível e autenticada);
c) carteira de trabalho (modelo digitalizado).
35.1 - Não serão aceitos pelo comitê organizador documentos danificados,
fax, boletins de ocorrência, protocolo e outros tipos de documentos.
Art. 36 - Fica terminantemente proibida a presença de pessoas sem
credenciamento dentro da quadra de jogo.
36.1 - Os dirigentes e demais integrantes das equipes não podem sentar no banco
de reservas, devendo ficar fora da quadra de jogo.
X - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 37 - Os dirigentes das instituições de ensino estão cientes de que
poderá ocorrer a fiscalização do exercício dos profissionais inscritos
presentes nos Jogos, por parte dos respectivos Conselhos Regionais
Profissionais, não tendo a Comissão Organizadora nenhuma responsabilidade sobre
eventuais atitudes legais dos respectivos Conselhos.
Art. 38 - Além de corretamente preenchidas, as fichas de inscrição também
deverão estar assinadas pelo diretor (a) da escola, indicando que o mesmo
concorda com as condições gerais e está ciente das disposições da Copa
Itajubense de Futsal. Além disso, a assinatura do diretor (a) autoriza a
participação dos alunos-atletas da instituição de ensino que dirige, assumindo
total responsabilidade pelas informações prestadas, bem como se compromete a
seguir esse Regulamento Geral e outras possíveis determinações da Comissão
Organizadora.
38.1- É de responsabilidade da instituição de ensino ter obtido uma
autorização médica para a participação dos alunos-atletas na Copa Itajubense de
Futsal, cabendo ao professor manter sob sua guarda esses documentos para
apresentação à Comissão Organizadora ou autoridades competentes, quando
solicitados.
38.2 - Os direitos de sons e/ou imagens dos alunos-atletas, obtidos nos
locais da competição, assim como a dos professores, técnicos, árbitros,
representantes de arbitragem e demais dirigentes inscritos e demais envolvidos
na competição, poderão ser utilizados pela em nossos portais, sem fins
comerciais, nos seguintes meios:
Site: www.copaitajubensedefutsal.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/copaitajubense
Twitter: www.twitter.com/copaitajubense
Youtube: Copa Itajubense de Futsal
Google+: Copa Itajubense de Futsal
Instagram: www.instagram.com/copaitajubense
em revista ou livros, jornais, emissoras de rádio e televisão, outdoor,
campanhas publicitárias, locais de competição, entre outras mídias sociais a
serem criadas.
38.3 - Fica expressamente autorizada a utilização das marcas, insígnias e
emblemas de todas as equipes participantes para efeitos de divulgação do
próprio evento, em situação jornalística ou promocional, não se aplicando ao
uso comercial.
Art. 39 - O responsável de cada equipe assume total responsabilidade pela
parte disciplinar de todos os relacionados na súmula de jogo, cabendo à
Comissão Organizadora tomar as providências para a manutenção da ordem durante
a CIF.
Art. 40 - As partidas interrompidas por falta de energia elétrica ou outro
motivo de força maior, aqui não se enquadrando o “Erro de Direito” será
resolvida pela Comissão Organizadora:
40.1 - Se a mesma já tiver sido jogada quinze (15) minutos do segundo
tempo, ou mais, prevalecerá o resultado até o momento da suspensão e a partida
será considerada encerrada.
40.2 - Se, anterior há este tempo, a partida será disputada em outra
data, a ser determinada pela Comissão Organizadora, com o mesmo placar da hora
da paralisação, como a complementação do restante do jogo.
40.2.1 - A complementação prevista no item “38.2” deste artigo deverá
acontecer antes da próxima rodada e a súmula de jogo deverá constar os mesmos
atletas participantes (reservas e jogadores em quadra no momento da
paralisação) e com a mesma equipe de arbitragem.
Art. 41- As partidas serão disputadas conforme Tabela de Jogos, em anexo,
salvo se houver acordo para mudança, entre os membros da Comissão Organizadora.
41.1 - As solicitações de mudanças deverão ser feitas e homologadas com
antecedência de setenta e duas (72) horas da data marcada.
Art. 42 - Depois de iniciada a partida, a súmula não poderá sofrer qualquer
tipo de alteração, conforme Regra 3, item 9, letra “b”, das regras Oficiais da
CBFS.
Art. 43 - Cada equipe deverá apresentar a Mesa, uma (01) bola oficial em
condições de jogo, de acordo com a categoria:
43.1 – Sub-9: Max 100
43.2 – Sub-11: Max 200
43.3 – Sub-13, sub-15 e
sub-17: Max 500
Art. 44 - Sem a presença de, ao menos um (01) dos dirigentes inscritos, não
terá início a partida e a equipe estará eliminada por critério de WO.
Art. 45 - A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos e
acidentes pessoais ocorridos, antes, durante e/ou depois de cada jogo, tomando,
entretanto, as medidas cabíveis possíveis.
Art. 46 Caberá à equipe inscrita a responsabilidade pela assistência médica aos
atletas, bem como à comissão técnica antes, durante e depois das partidas,
atestando que os atletas inscritos submeteram-se a exame médico, não
apresentando nenhuma anomalia que os impeça à prática esportiva, e que seus
pais ou responsáveis estão cientes e autorizam a participação no evento.
Art. 47 A comissão organizadora não se responsabilizará por objetos esquecidos
nos locais de competição, nem por possíveis tumultos causados por terceiros,
sendo responsabilidade das equipes que os causarem.
47.1 Caso seja comprovada a danificação de alguma parte dos ginásios
utilizados pela competição por parte de atletas ou membros das comissões
técnicas, o responsável pela equipe será notificado e arcará com os reparos
necessários, podendo a equipe infratora ser punida com a perda de pontos e/ou
eliminação da competição na categoria em questão, dependendo da gravidade.
47.2 Não será permitida a prática de jogos informais nas dependências dos
ginásios utilizados para a competição, sob a alegação de preservação do
patrimônio público e manutenção da normalidade das atividades programadas,
evitando eventuais interrupções.
XI - DA ORGANIZAÇÃO
Art. 48 - É de responsabilidade da Comissão Organizadora:
a) acompanhar e supervisionar permanentemente o desenvolvimento do
projeto;
b) buscar e fomentar o envolvimento dos órgãos competentes no que se
refere à viabilização das estruturas físicas e meios materiais necessários à
realização;
c) realizar a coordenação técnica do evento e a supervisão de cada
categoria;
d) coordenar os atendimentos médicos e de segurança disponibilizados;
e) participar na elaboração dos Regulamentos Específicos das categorias,
bem como as diretrizes gerais técnicas de execução das competições;
f) inspecionar os locais e instalações esportivas a serem utilizados
durante as competições;
g) coordenar o recrutamento de recursos humanos capacitados para
organização técnica das competições;
h) elaborar a programação esportiva, a apuração dos resultados e a
elaboração dos boletins técnicos oficiais, bem como supervisionar a arbitragem;
i) organizar os cerimoniais de abertura e premiação.
Art. 49 A organização do evento fornecerá água, gelo e materiais de primeiros
socorros para eventuais necessidades.
Art. 50 – A equipe com “mando de jogo”, a esquerda da tabela de jogos, terá
preferência para usar seu uniforme principal.
Art. 51 - É vedada a transferência de horários, datas e locais de jogos,
salvo por motivo de alta relevância, e autorizado pela Comissão Organizadora.
Art. 52 - Não serão permitidos, no interior dos ginásios, a utilização de
sinalizadores, buzinas, ou quaisquer outros objetos e/ou artefatos que venham a
dificultar e/ou perturbar o bom andamento dos jogos.
XII - ALIMENTAÇÃO
Art. 53 - As despesas de alimentação das equipes participantes serão de
responsabilidade das respectivas equipes.
XIII - TRANSPORTE
Art. 54 - As despesas de transporte das equipes participantes são de
responsabilidade das respectivas equipes.
Art. 55 - O transporte urbano dos Oficiais de Arbitragem e Representantes,
na sede do jogo, será de responsabilidade dos mesmos.