Regulamento

Regulamento Geral 2016



I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1 - A COPA ITAJUBENSE DE FUTSAL, nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e adulto masculino e feminino, é organizada pela DRIBBLE – Organização Eventos Esportivos, sob o CNPJ 24.938.825/0001-10, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer através da Prefeitura Municipal de Itajubá, administração 2013-2016, e reger-se-á pelo presente Regulamento e, subsidiariamente, pela legislação esportiva vigente no país.

1.1 – A DRIBBLE – Organização Eventos Esportivos constitui uma Comissão Organizadora formada por Fábio Zacarias, Organizador Geral, e Júlio César de Moura, Comissão de Arbitragem.

1.2 - A Comissão Organizadora tem plenos poderes de decisão sobre o evento, inclusive de nomear auxiliares, se houver necessidade.

Art. 2 - Os jogos serão disputados nos ginásios cedidos pela Secretaria de Esportes e Lazer de Itajubá/MG, conforme a Tabela de Jogos, Anexo I, ou a critério da Comissão Organizadora.

II - DOS OBJETIVOS

Art. 3 - Objetivos gerais:
I - Promover a prática do Futsal;
II - Expandir o número de competições nas categorias em questão;
III - Incentivar a formação e desenvolvimento de novos atletas da modalidade.
IV - estimular a prática do futsal feminino

Art. 4 - Objetivos específicos:
I - Promover a interação social e desportiva entre os participantes;
II - Utilizar o esporte como um elemento auxiliar no processo educacional;
III - Incentivar e demonstrar a competição saudável;
IV - Iniciar os novos atletas nos modelos formais de competição;
V - Desenvolver o hábito de participar de competições.
VI -  estimular a prática do futsal nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas (municipal, estadual e federal) e particular;
VII -  promover o intercâmbio sócio-esportivo entre os participantes e as comunidades envolvidas;


III - DA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Art. 5 - O valor da taxa de inscrição será de:


  • Sub-9   R$ 70,00
  • Sub-11 R$ 100,00
  • Sub-13 R$ 150,00
  • Sub-15 R$ 150,00
  • Sub-17 R$ 170,00
  • Adulto feminino: R$ 200,00
  • Adulto masculino: R$ 300,00

Devendo ser pago de acordo com as determinadas de cada categoria. As formas de pagamento são: Boleto bancário, cartão de débito ou crédito. Ou a combinar via contato. Emitimos nota fiscal.

Art. 6 – A Copa Itajubense de Futsal será dividida em sete categorias:
Idades e categorias para 2016

Categorias
Idade Até
Nascidos em
MASCULINO – Sub 9
até 09 anos
2007 ou após
MASCULINO – Sub 11
até 11 anos
2005 ou após
MASCULINO – Sub 13
até 13 anos
2003 ou após
MASCULINO – Sub 15
até 15 anos
2001 ou após
MASCULINO – Sub 17
até 17 anos
1999 ou após
MASCULINO – Adulto
Mínimo 18 anos
1998 ou antes
FEMININO – Adulto
Mínimo 16 anos
2000 ou antes



Art. 7 - Cada equipe poderá inscrever no máximo quatorze (14) atletas, somente na Fase de Classificação, de acordo com os critérios abaixo:

7.1 - Somente participarão do torneio os atletas devidamente inscritos em suas equipes, em impresso próprio fornecido pela Comissão Organizadora, devendo constar obrigatoriamente o nome completo, número do RG, data de nascimento e assinatura.

7.2 - A atleta que assinar a Ficha de Inscrição por mais de uma equipe será automaticamente eliminado da Copa Itajubense de Futsal  e as equipes envolvidas não poderão inscrever outro em seu lugar.

7.3 - Qualquer das equipes envolvidas pela hipótese prevista no item anterior poderá requerer da Comissão Organizadora a averiguação de validade das mesmas e, se for constatada falsificação em uma ou mais fichas, caberá à Comissão Organizadora tomar as providências disciplinares conforme o CBJD, Código Brasileiro de Justiça Desportiva, bem como tomar as medidas legais julgadas necessárias.

7.3.1 - Para ser considerado inscrito e apto a participar, o responsável deverá entregar a Ficha de Inscrição, com a assinatura do diretor da escola e o carimbo da instituição, com os documentos mencionados neste Artigo, bem como o pagamento da taxa de inscrição.

Art. 8 - As equipes deverão comparecer devidamente uniformizadas, de acordo com as Regras oficiais da CBFS, até 15 (quinze) minutos antes do horário previsto para o início da partida e a súmula será assinada pela capitão e professor/treinador junto ao Mesário, sob a sua fiscalização.

8.1 - O responsável de cada equipe deverá ter em mãos, todos os documentos originais dos atletas que participarão de cada partida, apresentando-os para o Mesário.

8.2 - Além dos atletas reservas, pode ficar no banco, um técnico ou treinador, um auxiliar e, se houver um médico com o registro no CRM.

8.3 - Os atletas deverão manter-se uniformizadas, tanto em quadra, quanto no banco de reservas.

8.3.1 – No banco de reservas os atletas deverão estar de colete. O colete será usado na substituição conforme regra oficial da CBFS.

Art. 8 - A tolerância de quinze (15) minutos será apenas para o primeiro jogo de cada rodada, contados a partir do horário determinado na Tabela de Jogos, os quais o Árbitro dará o encerramento, considerando a equipe ausente à causadora do W.O.:

8.1 - Quando ocorrer vitória por WO, além de 03 (três) pontos ganhos, será aplicado o escore convencional de 1x0 a favor do vencedor (equipe presente e/ou em condição de realizar a partida).

8.2 - Será aplicado o WO quando uma das equipes não se apresentar para o jogo ou se apresentar após o tempo de tolerância previsto de, no máximo quinze (15) minutos e por este motivo não se realizar a partida, salientando-se que além da penalidade referente aos pontos da partida, aplica-se ainda a pena pecuniária prevista.

8.3 - Aplicar-se-á também o resultado de WO, com escore convencional de 1x0 em favor do adversário, quando uma equipe ficar impossibilitada por qualquer meio de prosseguir na disputa da partida se o resultado no momento da paralisação estiver empatado. Porém, se a equipe vencedora por WO estiver perdendo ou empatando com consignação de tentos, no momento da paralisação, serão acrescidos gols, tantos quantos necessários, de forma que lhe seja assegurada a vitória pela diferença mínima de um (1) gol. Se a equipe que permanecer em quadra, em condições de jogo, estiver vencendo a partida, o resultado será aquele do momento da paralisação.

8.4 - Aplica-se também, o resultado de WO, com escore convencional de 1x0 para todas as equipes que já enfrentaram e/ou enfrentarão durante a competição. Consumando-se assim a eliminação da equipe da competição.

8.5 - As equipes, em cada jogo, devem tomar providencias com antecedência para evitar que as cores de seus uniformes, inclusive a camisa de goleiro não coincidam com as da equipe adversária.

8.6 - Caso haja semelhança entre camisas das equipes participantes, a equipe "mandante" do jogo, caberá à responsabilidade pela troca de camisas.

8.7 - A tolerância de quinze (15) minutos prevalecerá apenas para o primeiro jogo. Os jogos em sequência deverão ter início quinze (15) minutos no máximo, após o encerramento do anterior, independente do horário constante na tabela. O aquecimento dos atletas deve ocorrer em outra dependência próxima. Ocorrendo atraso, a equipe estará sujeita ao WO.

8.8 - Em caso de WO, considerado injustificado, a equipe será eliminada, e todos seus jogos serão anulados; o clube, seus atletas, representantes, técnico e preparador físico, serão suspensos por 12 (doze) meses, sem direito de transferência para outro clube. Sendo WO o placar será definido como 1x0 para a equipe presente em quadra.

8.9 - Não será permitida a participação do atleta no jogo em que este não cumprir com o horário do jogo, exceto se o treinador/professor estiver com o documento do atleta.

8.10 – O placar de 1x0 do WO será somente representativo para conclusão de súmula sendo este para o capitão da equipe. Não será validado para fins estatísticos (ex. artilharia).

Art. 9 - Havendo necessidade de troca de uniforme, por determinação do Árbitro, a equipe “mandante” deverá fazer a troca, isto é, aquele cujo nome estiver à esquerda na Tabela de Jogos.


IV - DA COMPETIÇÃO E JOGOS

Art. 8 - Os jogos serão disputados conforme as regras oficiais da CBFS.

Art. 9 – As partidas serão disputadas de acordo com a categoria:

9.1 – Sub-9 e sub-11: em dois (02) tempos corridos de cinco (5) minutos, com intervalo de cinco (01) minuto, e sem tempo técnico .
9.2 – Sub-13: em dois (02) tempos corridos de quinze (15) minutos, com intervalo de cinco (05) minutos, e com paralisação do cronômetro no tempo técnico (1 minuto).
9.3 – Sub-15 e sub-17: em dois (02) tempos corridos de vinte (20) minutos, com intervalo de cinco (05) minutos, e com paralisação do cronômetro no tempo técnico (1 minuto).
9.4 - Adulto feminino: em dois (02) tempos corridos de vinte (20) minutos, com intervalo de cinco (05) minutos, e com paralisação do cronômetro no tempo técnico (1 minuto).

Art. 10 - O tempo de jogo é controlado pela mesa, na modalidade de “tempo corrido” sem paragens, exceto quando o jogo for interrompido por razões que o justifiquem (lesão de um jogador, bola fora muito afastada do recinto de jogo, esclarecimento à mesa e outras situações que o árbitro entenda necessárias);

V - DA PREMIAÇÃO

Art. 11 - Nas categorias sub-9 e sub-11:
11.1 – Troféu para o campeão e vice-campeão
11.2 – 15 medalhas de ouro
11.3 – 15 medalhas de prata
11.4 – 1 troféu para o artilheiro
11.5 – 1 troféu para o melhor goleiro

Art. 12 - Nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17:
12.1 – Troféu para o campeão, vice-campeão e terceiro lugar
12.2 – 15 medalhas de ouro
12.3 – 15 medalhas de prata
12.4 – 15 medalhas de bronze
12.5 – 1 troféu para o artilheiro
12.6 – 1 troféu para o melhor goleiro
12.7 – 1 troféu para Melhor Jogador
12.8 – 1 troféu para o Melhor Treinador
12.9 – 1 troféu para Equipe Fair Play


Art. 13 - Categoria adulto feminino:
13.1 – Troféu para o campeão e vice-campeão
13.2 – 15 medalhas de ouro
13.3 – 15 medalhas de prata
13.4 – 1 troféu para o artilheiroa
13.5 – 1 troféu para o melhor goleira
13.6 – 1 troféu para Melhor Jogadora
13.7 – 1 troféu para o Melhor Treinador
13.8 – 1 troféu para Equipe Fair Play
13.9 – 1 troféu para atleta Craque do Povo



VI - DAS PUNIÇÕES E MEDIDAS DISCIPLINARES

Art. 14 - O atleta ou dirigente que receber cartão vermelho, por falta violenta, agressão, retornar na Quadra no intervalo ou final de jogo, tirar satisfação com a arbitragem, mesário, organização ou falar palavrões a arbitragem de fora da quadra, será julgado pela comissão organizadora, podendo ficar eliminado da Copa Itajubense de Futsal.

Das infrações dos atletas, dirigentes, pessoa física e suas penalidades

Art. 15 – Receber dois cartões amarelos (independente de sua natureza).
PENA: Suspensão automática da partida subsequente de sua equipe, para cada série de dois cartões amarelos.

15.1 - Caberá às equipes o controle dos cartões amarelos e vermelhos recebidos pelos atletas, além do controle da Comissão Organizadora, para simples conferência.
15.2 - Toda e qualquer reclamação sobre supostas anotações erradas de cartões, deverá ocorrer logo após o término do jogo junto ao representante, por escrito.

Art. 16 – Expulso ou excluso por qualquer motivo.
PENA: suspensão automática obrigatória da partida subsequente de sua equipe além das demais penalidades que couber.
§ 1° - Não caberá recurso para julgamento antes da suspensão automática.
§ 2° - Caso o jogo tenha necessidade de ser remarcado, por motivo do jogo anterior não ter chegado ao seu final, a Comissão Organizadora poderá considerar a expulsão ou exclusão de qualquer atleta, ou o recebimento do Cartão Amarelo, levando-se em consideração o relatório do árbitro.

Art. 17 – Agredir fisicamente o árbitro, auxiliar, representante ou pessoa vinculada à organização do certame, a saber:

I – Por agressão física considerada de natureza leve.
PENA: suspensão de dois a sete jogos.

II – Por agressão considerada de natureza grave.
PENA: Exclusão da competição.

Art. 18 – Praticar jogada violenta.
PENA: suspensão de uma a duas partidas.
Parágrafo Único - Se o ato praticado resultar lesão ao adversário, que impossibilite de prosseguir na partida, a suspensão será de duas a seis partidas.

Art. 19 – Ofender moralmente ou desrespeitar por gestos ou palavras pessoas vinculadas a associação, entidade ou mesmo contra a organização do certame, por fato ligado ao futebol independente do autor.
PENA: Suspensão de dois a sete jogos.

Art. 20 - Ofender moralmente ou desrespeitar por gestos ou palavras o árbitro, auxiliar ou representante em função.
PENA: Suspensão de uma a três partidas.

Art. 21 – Impedir a realização, continuidade ou provocar a paralisação do jogo por mais de 05 (cinco) minutos, por qualquer meio.
PENA: Exclusão da competição.
22.1 - Se houver continuidade no jogo, a suspensão poderá ser de um a três jogos.
22.2 - Ficará sujeito a esta pena o mandante ou atleta que simular contusão ou demonstrar desinteresse nas jogadas, independente se houve ou não enquadramento neste artigo.

Das infrações e penalidades em geral e suas aplicações

Art. 23 – Fazer uso de documento de outrem, falsificando-o, emitir ou omitir informação comprometedora no mesmo, omitir-se diante de irregularidades ou prestar falso testemunho.

I – Para atleta.
PENA: Exclusão da competição e implicações no âmbito criminal.

II – Para equipe:
PENA: Desclassificação da presente Copa e versão.
§ 1° - Ficará sujeito a esta penalidade o dirigente ou atleta que tomar parte de qualquer irregularidade, seja através de assinatura ou por qualquer outro meio, direta ou indiretamente.
§ 2° - Quando não identificado quem assinou o documento ou tomou parte dairregularidade, a penalidade será aplicada para o Diretor que está representando a equipe nesta competição.

Art. 24 – Cometer infração de natureza grave principalmente por coação, rixa, conflito, distúrbio, agressão física, invasão de quadra ou lançamento de objeto.
PENA: Suspensão da competição.

Art. 25 – Ficará sem condição de jogo, em caso de programação de uma nova partida ou continuação da mesma, o atleta ou dirigente que:
I – Não tinha condição de participação por motivo de indisciplina para a partida que foi definitivamente interrompida ou suspensa pelo árbitro depois de iniciada ou ainda que viesse a ser anulada;
II – Tenha sido expulso na partida definitivamente interrompida ou suspensa pelo árbitro.
III – Venha ser cassada sua inscrição ou julgada e suspensa.
§ 1° - No caso da alínea I, o infrator ficará liberado para participar do próximo jogo de sua equipe, desde que não seja o mesmo jogo.
§ 2° - No caso da alínea II, o infrator deverá cumprir a suspensão automática no próximo jogo subsequente, além do disposto na alínea I.
§ 3° - Quando estabelecida a continuação de um determinado jogo ou nova programação do mesmo, as ações disciplinares serão conservadas, exceto o cartão amarelo neste segundo caso que será cancelado.

Art. 26 - Os protestos das equipes deverão ser enviados a comissão organizadora, através de oficio, em mãos ou via email (copaitajubense@gmail.com.br), dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas ao responsável da competição.

VII - DOS UNIFORMES

Art. 27 - Os uniformes dos aluno-atletas poderão conter o nome do colégio, nome do aluno-atleta e da marca esportiva do uniforme. A inclusão de logomarca de patrocínio será permitida desde que não faça alusão à propaganda de bebidas alcoólicas, cigarros, propaganda eleitoral e produtos que induzam ao vício.

Art. 28 - Os uniformes das equipes terão que ser camisas com numeração nas costas, calção e meião. O jogador que estiver com uniforme diferenciado, será barrado da partida pela arbitragem;

Art. 29 - As equipes deverão apresentar-se uniformizadas para o início da partida, impreterivelmente, até o horário determinado em tabela ou documento oficial expedido pela Comissão Organizadora da CIF.

29.1 - Pelo menos com 30 (trinta) minutos de antecedência do início do jogo o responsável de cada uma das equipes participantes deverá informar ao
Representante da partida as cores do uniforme que será utilizado.

29.2 - É facultado o uso de bermuda térmica, desde que seja da mesma cor do calção;

29.3 - É obrigatório que os atletas que estejam no banco de reservas, fiquem completamente vestidos.

29.4 - É obrigatório o uso da caneleira;

29.5 - É obrigatório o uso da braçadeira pelo capitão da equipe;

29.6 – É vetado ao atleta o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário ou a si próprio.

29.6.1 – em caso de infração deste item, o atleta ficará proibido de atuar por sua equipe na partida em vigor.


VIII - DA FORMA DE DISPUTA

A contagem de pontos será a de praxe:

• Um (1) ponto ganho a cada equipe em caso de empate.
• Três (3) pontos ganhos à cada equipe vencedora.
• Zero (0) ponto à equipe perdedora.


Art. 30 - Em função do número de participantes nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17, o sistema de competição será disposto a seguir:

1)    2 equipes participantes:
a)    Melhor de três jogos.

2)    De 3 a 7 equipes participantes:
a)    Chave única em rodízio.
b)    Fase semifinal
c)    Fase final

3)     8 equipes participantes:
a)    Fase classificatória:
i)      Duas chaves de 4 equipes
b)    Fase semifinal:
i)      1º colocado de A x 2º colocado de B.
ii)     1º colocado de B x 2º colocado de A.
c)    Fase final:
i)      Perdedores da semifinal decidem o 3º lugar.
ii)     Vencedores da semifinal decidem o 1º lugar.

4)    9 equipes participantes:
a)    Fase classificatória:
i)      Duas chaves (Chave A com 5 equipes e Chave B com 4 equipes)
b)    Fase semifinal:
i)      1º colocado de A x 2º colocado de B.
ii)     1º colocado de B x 2º colocado de A.
c)    Fase final:
i)      Perdedores da semifinal decidem o 3º lugar.
ii)     Vencedores da semifinal decidem o 1º lugar.

5)    10 equipes participantes:
a)    Fase classificatória:
i)      Duas chaves com 5 equipes.
b)    Fase semifinal:
i)      1º colocado de A x 2º colocado de B.
ii)     1º colocado de B x 2º colocado de A.
c)    Fase final:
i)     Perdedores da semifinal decidem o 3º lugar
ii)     Vencedores da semifinal decidem o 1º lugar.

6)    11 equipes participantes:

a)    Fase classificatória:
i)      Duas chaves (Chave A com 6 equipes e Chave B com 5 equipes)
b)    Fase semifinal:
i)      1º colocado de A x 2º colocado de B.
ii)     1º colocado de B x 2º colocado de A.
c)    Fase final:
i)      Perdedores da semifinal decidem o 3º lugar
ii)     Vence dores da semifinal decidem o 1º lugar.

7)    12 equipes participantes:

a)    Fase classificatória:
i)      3 chaves com 4 equipes
b)    Fase semifinal:
i)      1º colocado de A x 1º colocado de B.
ii)     1º colocado de C x 2º Melhor colocado
c)    Fase final:
i)      Perdedores da semifinal decidem o 3º lugar
ii)     Vence dores da semifinal decidem o 1º lugar.

Art. 31 - Nas categorias sub-9 e sub-11, será em de formato de festival, sendo todos jogos realizados no mesmo dia, de acordo com a categoria.

Art. 32 - Se houve empate, em pontos ganhos, em qualquer posição, ao final da Fase de Classificação, adotarão, pela ordem e até o desempate, os seguintes critérios:

      I.        Confronto direto, que só se aplica em caso de empate entre duas (2) equipes;
    II.        Índice técnico (divisão do número de pontos ganhos pelo número de jogos);
   III.        Gol average das equipes empatadas, considerando todos os resultados obtidos na fase (número de gols marcados divididos pelo número de gols sofridos, ficando classificada a equipe que obtiver maior quociente);
  IV.        Menor média de gols sofridos na fase (número de gols sofridos dividido pelo número de jogos);
    V.        Maior média de gols marcados na fase (número de gols feitos dividido pelo número de jogos);
  VI.        Maior saldo de gols (diferença entre os gols feitos e os gols sofridos);
 VII.        Sorteio.

Art. 33 – Nas fases Semifinal e Final, a partida que terminar empatada, será adotado o seguinte critério:

33.1- cobrança de uma série de três (03) tiros diretos da marca do pênalti, alternados e por jogadores diferentes de cada equipe, até que se tenha um vencedor.

33.2 Só poderão ser relacionados para as cobranças dos tiros livres os atletas
que estiverem em jogo.

IX - DO PROTOCOLO DAS PARTIDAS

Art. 34 Somente poderão permanecer na área dos bancos das equipes os atletas devidamente inscritos na partida, além de 03 (três) membros das comissões técnicas devidamente identificadas, maiores de 18 anos, na súmula do jogo.

34.1 Caso haja a necessidade de saída momentânea da quadra de jogo por parte de um atleta ou membro das comissões técnicas, os mesmos deverão informar ao mesário, informando também o motivo.

34.2 Caso as equipes optem pela permanência dos atletas suplentes atrás da linha de fundo, os mesmos deverão usar obrigatoriamente coletes de cor diferente das cores utilizadas durante a partida.

34.3 Todos os professores, técnicos e acompanhantes deverão, antes do início da partida, apresentar à Comissão Organizadora um dos documentos de identificação abaixo:

a) carteira de identificação do CREF válida;
b) carteira de identidade original (ou cópia legível e autenticada);
c) passaporte original (ou cópia legível e autenticada);
d) CNH (Carteira Nacional de Habilitação, ou cópia legível e autenticada);
e) Carteira de Trabalho (modelo digitalizado).

Art. 35 - O aluno-atleta só poderá participar mediante apresentação de um dos seguintes documentos:

a) carteira de identidade original (ou cópia legível e autenticada);
b) passaporte original (ou cópia legível e autenticada);
c) carteira de trabalho (modelo digitalizado).

35.1 - Não serão aceitos pelo comitê organizador documentos danificados, fax, boletins de ocorrência, protocolo e outros tipos de documentos.

Art. 36 - Fica terminantemente proibida a presença de pessoas sem credenciamento dentro da quadra de jogo.

36.1 - Os dirigentes e demais integrantes das equipes não podem sentar no banco de reservas, devendo ficar fora da quadra de jogo.

X - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 37 - Os dirigentes das instituições de ensino estão cientes de que poderá ocorrer a fiscalização do exercício dos profissionais inscritos presentes nos Jogos, por parte dos respectivos Conselhos Regionais Profissionais, não tendo a Comissão Organizadora nenhuma responsabilidade sobre eventuais atitudes legais dos respectivos Conselhos.

Art. 38 - Além de corretamente preenchidas, as fichas de inscrição também deverão estar assinadas pelo diretor (a) da escola, indicando que o mesmo concorda com as condições gerais e está ciente das disposições da Copa Itajubense de Futsal. Além disso, a assinatura do diretor (a) autoriza a participação dos alunos-atletas da instituição de ensino que dirige, assumindo total responsabilidade pelas informações prestadas, bem como se compromete a seguir esse Regulamento Geral e outras possíveis determinações da Comissão Organizadora.

38.1- É de responsabilidade da instituição de ensino ter obtido uma autorização médica para a participação dos alunos-atletas na Copa Itajubense de Futsal, cabendo ao professor manter sob sua guarda esses documentos para apresentação à Comissão Organizadora ou autoridades competentes, quando solicitados.

38.2 - Os direitos de sons e/ou imagens dos alunos-atletas, obtidos nos locais da competição, assim como a dos professores, técnicos, árbitros, representantes de arbitragem e demais dirigentes inscritos e demais envolvidos na competição, poderão ser utilizados pela em nossos portais, sem fins comerciais, nos seguintes meios:
Site: www.copaitajubensedefutsal.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/copaitajubense
Twitter: www.twitter.com/copaitajubense
Youtube: Copa Itajubense de Futsal
Google+: Copa Itajubense de Futsal
Instagram: www.instagram.com/copaitajubense

em revista ou livros, jornais, emissoras de rádio e televisão, outdoor, campanhas publicitárias, locais de competição, entre outras mídias sociais a serem criadas.

38.3 - Fica expressamente autorizada a utilização das marcas, insígnias e emblemas de todas as equipes participantes para efeitos de divulgação do próprio evento, em situação jornalística ou promocional, não se aplicando ao uso comercial.

Art. 39 - O responsável de cada equipe assume total responsabilidade pela parte disciplinar de todos os relacionados na súmula de jogo, cabendo à Comissão Organizadora tomar as providências para a manutenção da ordem durante a CIF.

Art. 40 - As partidas interrompidas por falta de energia elétrica ou outro motivo de força maior, aqui não se enquadrando o “Erro de Direito” será resolvida pela Comissão Organizadora:

40.1 - Se a mesma já tiver sido jogada quinze (15) minutos do segundo tempo, ou mais, prevalecerá o resultado até o momento da suspensão e a partida será considerada encerrada.

40.2 - Se, anterior há este tempo, a partida será disputada em outra data, a ser determinada pela Comissão Organizadora, com o mesmo placar da hora da paralisação, como a complementação do restante do jogo.

40.2.1 - A complementação prevista no item “38.2” deste artigo deverá acontecer antes da próxima rodada e a súmula de jogo deverá constar os mesmos atletas participantes (reservas e jogadores em quadra no momento da paralisação) e com a mesma equipe de arbitragem.

Art. 41- As partidas serão disputadas conforme Tabela de Jogos, em anexo, salvo se houver acordo para mudança, entre os membros da Comissão Organizadora.

41.1 - As solicitações de mudanças deverão ser feitas e homologadas com antecedência de setenta e duas (72) horas da data marcada.

Art. 42 - Depois de iniciada a partida, a súmula não poderá sofrer qualquer tipo de alteração, conforme Regra 3, item 9, letra “b”, das regras Oficiais da CBFS.

Art. 43 - Cada equipe deverá apresentar a Mesa, uma (01) bola oficial em condições de jogo, de acordo com a categoria:

43.1 – Sub-9: Max 100
43.2 – Sub-11: Max 200
43.3 – Sub-13, sub-15 e sub-17: Max 500

Art. 44 - Sem a presença de, ao menos um (01) dos dirigentes inscritos, não terá início a partida e a equipe estará eliminada por critério de WO.

Art. 45 - A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos e acidentes pessoais ocorridos, antes, durante e/ou depois de cada jogo, tomando, entretanto, as medidas cabíveis possíveis.

Art. 46 Caberá à equipe inscrita a responsabilidade pela assistência médica aos atletas, bem como à comissão técnica antes, durante e depois das partidas, atestando que os atletas inscritos submeteram-se a exame médico, não apresentando nenhuma anomalia que os impeça à prática esportiva, e que seus pais ou responsáveis estão cientes e autorizam a participação no evento.

Art. 47 A comissão organizadora não se responsabilizará por objetos esquecidos nos locais de competição, nem por possíveis tumultos causados por terceiros, sendo responsabilidade das equipes que os causarem.

47.1 Caso seja comprovada a danificação de alguma parte dos ginásios utilizados pela competição por parte de atletas ou membros das comissões técnicas, o responsável pela equipe será notificado e arcará com os reparos necessários, podendo a equipe infratora ser punida com a perda de pontos e/ou eliminação da competição na categoria em questão, dependendo da gravidade.

47.2 Não será permitida a prática de jogos informais nas dependências dos ginásios utilizados para a competição, sob a alegação de preservação do patrimônio público e manutenção da normalidade das atividades programadas, evitando eventuais interrupções.


XI - DA ORGANIZAÇÃO

Art. 48 - É de responsabilidade da Comissão Organizadora:

a) acompanhar e supervisionar permanentemente o desenvolvimento do projeto;

b) buscar e fomentar o envolvimento dos órgãos competentes no que se refere à viabilização das estruturas físicas e meios materiais necessários à realização;

c) realizar a coordenação técnica do evento e a supervisão de cada categoria;

d) coordenar os atendimentos médicos e de segurança disponibilizados;

e) participar na elaboração dos Regulamentos Específicos das categorias, bem como as diretrizes gerais técnicas de execução das competições;

f) inspecionar os locais e instalações esportivas a serem utilizados durante as competições;

g) coordenar o recrutamento de recursos humanos capacitados para organização técnica das competições;

h) elaborar a programação esportiva, a apuração dos resultados e a elaboração dos boletins técnicos oficiais, bem como supervisionar a arbitragem;

i) organizar os cerimoniais de abertura e premiação.

Art. 49 A organização do evento fornecerá água, gelo e materiais de primeiros socorros para eventuais necessidades.

Art. 50 – A equipe com “mando de jogo”, a esquerda da tabela de jogos, terá preferência para usar seu uniforme principal.

Art. 51 - É vedada a transferência de horários, datas e locais de jogos, salvo por motivo de alta relevância, e autorizado pela Comissão Organizadora.

Art. 52 - Não serão permitidos, no interior dos ginásios, a utilização de sinalizadores, buzinas, ou quaisquer outros objetos e/ou artefatos que venham a dificultar e/ou perturbar o bom andamento dos jogos.

XII - ALIMENTAÇÃO

Art. 53 - As despesas de alimentação das equipes participantes serão de responsabilidade das respectivas equipes.




XIII - TRANSPORTE

Art. 54 - As despesas de transporte das equipes participantes são de responsabilidade das respectivas equipes.

Art. 55 - O transporte urbano dos Oficiais de Arbitragem e Representantes, na sede do jogo, será de responsabilidade dos mesmos.